Chevrolet Caravan Diplomata 4.1 AT 1985

Informações

FIPE 03/24:
R$ 10.583,00
Ano:
1985
Combustível:
Álcool
Configuração:
Perua
Garantia:
1 ano
Lugares:
5
Portas:
2
Porte:
Grande
Procedência:
Nacional
Astra turbo2389744 Vectra turbo2362154

Vídeos

Ficha Técnica

Desempenho

Aceleração 0-100 km/h:
11,7 s
Velocidade máxima:
173,9 km/h

Motor

Acionam. do comando:
Engrenagens
Alimentação:
Carburador
Aspiração:
Natural
Cilindrada:
4093 cm³
Cilindros:
6 em linha
Código do motor:
250
Comando de válvulas:
Único no bloco
Curso do pistão:
89,7 mm
Diâmetro do cilindro:
98,4 mm
Disposição:
Longitudinal
Instalação:
Dianteiro
Peso/potência:
9,0 kg/cv
Peso/torque:
40,5 kg/kgfm
Potência específica:
33,0 cv/litro
Potência máxima:
135 cv
Razão de compressão:
10:1
Rotação potência máx.:
4000 rpm
Rotação torque máx.:
2000 rpm
Torque específico:
7,3 kgfm/litro
Torque máximo:
30 kgfm
Tuchos:
Hidráulicos
Válvulas por cilindro:
2

Transmissão

Acoplamento:
Conversor de torque
Câmbio:
Automático
Código do câmbio:
TH180
Marchas:
3
Quantidade de marchas:
3
Tração:
Traseira

Dimensões

Altura:
1473 mm
Bitola dianteira:
1432 mm
Bitola traseira:
1410 mm
Carga útil:
500 kg
Comprimento:
4812 mm
Distância entre-eixos:
2667 mm
Largura:
1766 mm
Peso:
1214 kg
Porta-malas:
361 litros
Tanque de combustível:
84 litros
Vão livre do solo:
147 mm

Direção

Assistência:
Hidráulica
Diâmetro de giro:
11,48 m
Diâmetro mínimo de giro:
11,48 m

Suspensão

Dianteira:
Indep., braços sobrepostos
Elemento elástico:
Mola helicoidal
Traseira:
Eixo rígido

Freios

Dianteiros:
Disco ventilado
Traseiros:
Tambor

Autonomia

Rodoviária (A):
504 km
Urbana (A):
336 km

Consumo

Rodoviário (A):
6 km/l
Urbano (A):
4 km/l

Opinião de Dono

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História

A Caravan é uma perua de porte grande derivada do Chevrolet Opala, eleita pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1976.

A General Motors, através da sua filial Alemã Opel, fabricava o veículo que deu origem tanto ao Opala quanto à Caravan, que era o Opel Rekord C, fabricado de 1967 a 1971 com versões de duas portas, quatro portas, station wagon (chamada Caravan) e também uma rara versão descapotável. A versão do exterior, assim como a Caravan brasileira, tinha três portas, além de uma versão de cinco portas.

Em 19 de novembro de 1968 foi lançado no Brasil o Chevrolet Opala, com motores de 4 cilindros, de 2.500 cm³, e de 6 cilindros, de 3.800 cm³, esse mais tarde trocado pelo de 4.100 cm³. Desde seu lançamento a Chevrolet já pensava em lançar a perua Opala, conhecida por Caravan, mas o projeto ficou engavetado porque a empresa havia se concentrado no Chevette.

Entretanto, no final de 1974 a Caravan foi apresentada com as mudanças impostas na família Opala, e com dois motores, o de 4 cilindros (2.500) e o lendário 6 cilindros (4.100). Em 1978 a Caravan ganhou a versão SS, com os motores de 4 ou 6 cilindros.

Em 1986 a Chevrolet lançou a versão Diplomata da Caravan, esta produzida com o interior igual ao do Opala Diplomata. Cogitou-se ainda a versão 4 portas da Caravan, que nunca foi produzida em série pela Chevrolet, mas, em São Paulo, a indústria de cabines duplas Sulam, em conjunto com a Concessionária Guaporé, desenvolveu a Caravan 4 portas, porém poucas unidades foram montadas. Nessa época, a Caravan concorria diretamente com a Volkswagen Santana Quantum.

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