Chevrolet Caravan Diplomata 4.1 1991

Informações

FIPE 03/24:
R$ 41.653,00
Ano:
1991
Combustível:
Gasolina
Configuração:
Perua
Garantia:
1 ano
Lugares:
5
Portas:
2
Porte:
Grande
Procedência:
Nacional
Astra turbo25234 Vectra turbo826062

Vídeos

Ficha Técnica

Desempenho

Aceleração 0-100 km/h:
12,1 s
Velocidade máxima:
168 km/h

Transmissão

Acoplamento:
Embreagem monodisco a seco
Câmbio:
Manual
Quantidade de marchas:
5
Tração:
Traseira

Motor

Alimentação:
Carburador
Aspiração:
Natural
Cilindrada:
4093 cm³
Cilindros:
6 em linha
Código do motor:
250
Comando de válvulas:
no bloco, engrenagens
Curso do pistão:
89,7 mm
Diâmetro do cilindro:
98,4 mm
Disposição:
Longitudinal
Instalação:
Dianteiro
Peso/potência:
11,5 kg/cv
Peso/torque:
47,9 kg/kgfm
Potência específica:
29,6 cv/litro
Potência máxima:
121 cv a 3800 rpm
Razão de compressão:
8:1
Torque específico:
7,1 kgfm/litro
Torque máximo:
29 kgfm a 2000 rpm
Tuchos:
Hidráulicos
Válvulas por cilindro:
2

Dimensões

Altura:
1493 mm
Bitola dianteira:
1432 mm
Bitola traseira:
1410 mm
Carga útil:
420 kg
Comprimento:
4812 mm
Distância entre-eixos:
2667 mm
Largura:
1766 mm
Peso:
1389 kg
Porta-malas:
774 litros
Tanque de combustível:
91 litros
Vão livre do solo:
130 mm

Pneus

Altura do flanco:
127 mm
Dianteiros:
195/65 R15
Estepe:
195/65 R15
Traseiros:
195/65 R15

Direção

Assistência:
Hidráulica
Diâmetro mínimo de giro:
9,7 m

Suspensão

Dianteira:
Independente, braços sobrepostos
Elemento elástico:
Mola helicoidal
Traseira:
Eixo rígido

Freios

Dianteiros:
Disco ventilado
Traseiros:
Disco sólido

Autonomia

Rodoviária (G):
865 km
Urbana (G):
637 km

Consumo

Rodoviário (G):
9,5 km/l
Urbano (G):
7 km/l

Opinião de Dono

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História

A Caravan é uma perua de porte grande derivada do Chevrolet Opala, eleita pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1976.

A General Motors, através da sua filial Alemã Opel, fabricava o veículo que deu origem tanto ao Opala quanto à Caravan, que era o Opel Rekord C, fabricado de 1967 a 1971 com versões de duas portas, quatro portas, station wagon (chamada Caravan) e também uma rara versão descapotável. A versão do exterior, assim como a Caravan brasileira, tinha três portas, além de uma versão de cinco portas.

Em 19 de novembro de 1968 foi lançado no Brasil o Chevrolet Opala, com motores de 4 cilindros, de 2.500 cm³, e de 6 cilindros, de 3.800 cm³, esse mais tarde trocado pelo de 4.100 cm³. Desde seu lançamento a Chevrolet já pensava em lançar a perua Opala, conhecida por Caravan, mas o projeto ficou engavetado porque a empresa havia se concentrado no Chevette.

Entretanto, no final de 1974 a Caravan foi apresentada com as mudanças impostas na família Opala, e com dois motores, o de 4 cilindros (2.500) e o lendário 6 cilindros (4.100). Em 1978 a Caravan ganhou a versão SS, com os motores de 4 ou 6 cilindros.

Em 1986 a Chevrolet lançou a versão Diplomata da Caravan, esta produzida com o interior igual ao do Opala Diplomata. Cogitou-se ainda a versão 4 portas da Caravan, que nunca foi produzida em série pela Chevrolet, mas, em São Paulo, a indústria de cabines duplas Sulam, em conjunto com a Concessionária Guaporé, desenvolveu a Caravan 4 portas, porém poucas unidades foram montadas. Nessa época, a Caravan concorria diretamente com a Volkswagen Santana Quantum.

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