Volkswagen Apollo Vip 1.8 1991

Informações

Ano:
1991
Combustível:
Gasolina
Configuração:
Sedã
Garantia:
1 ano
Lugares:
5
Plataforma:
CE14
Portas:
2
Porte:
Médio
Procedência:
Nacional
Astra turbo2233337 Vectra turbo1411819

Vídeos

Ficha Técnica

Desempenho

Aceleração 0-100 km/h:
11 s
Velocidade máxima:
171 km/h

Transmissão

Acoplamento:
Embreagem monodisco a seco
Câmbio:
Manual
Quantidade de marchas:
5
Tração:
Dianteira

Motor

Alimentação:
Carburador
Aspiração:
Natural
Cilindrada:
1781 cm³
Cilindros:
4 em linha
Código do motor:
AP-1800
Comando de válvulas:
Único no cabeçote, correia dentada
Curso do pistão:
86,4 mm
Diâmetro do cilindro:
81 mm
Disposição:
Transversal
Instalação:
Dianteiro
Peso/potência:
10,6 kg/cv
Peso/torque:
60,6 kg/kgfm
Potência específica:
51,7 cv/litro
Potência máxima:
92 cv a 5600 rpm
Razão de compressão:
8,5:1
Torque específico:
9,0 kgfm/litro
Torque máximo:
16,1 kgfm a 2800 rpm
Tuchos:
Mecânicos
Válvulas por cilindro:
2

Dimensões

Altura:
1331 mm
Bitola dianteira:
1400 mm
Bitola traseira:
1423 mm
Carga útil:
400 kg
Comprimento:
4215 mm
Distância entre-eixos:
2402 mm
Largura:
1640 mm
Peso:
975 kg
Porta-malas:
384 litros
Tanque de combustível:
64 litros
Vão livre do solo:
130 mm

Pneus

Altura do flanco:
123 mm
Dianteiros:
175/70 R13
Estepe:
175/70 R13
Traseiros:
175/70 R13

Aerodinâmica

Área frontal (A):
1,86 m²
Área frontal corrigida:
0,670 m²
Coeficiente de arrasto (Cx):
0,36

Direção

Assistência:
Não assistida
Diâmetro mínimo de giro:
10,7 m

Suspensão

Dianteira:
Independente, McPherson
Elemento elástico:
Mola helicoidal
Traseira:
Independente, McPherson

Freios

Dianteiros:
Disco ventilado
Traseiros:
Tambor

Autonomia

Rodoviária (G):
1018 km
Urbana (G):
659 km

Consumo

Rodoviário (G):
15,9 km/l
Urbano (G):
10,3 km/l

Opinião de Dono

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Sobre

O Volkswagen Apollo VIP 1.8 1991 é um carro de sedan com um motor a gasolina de 1,8 litro, transmissão manual de 5 velocidades e tração dianteira. Possui um peso total de 975 kg e uma capacidade do tanque de combustível de 64 litros. O carro possui um coeficiente de arrasto de 0,36, que é relativamente baixo, indicando boa aerodinâmica. O motor produz 92 cavalos de potência a 5600 rpm e 16,1 kgfm de torque a 2800 rpm. A suspensão é independente na frente e na traseira, com McPherson suportes na frente e um McPherson independente no traseiro. O carro possui uma distância entre eixos relativamente longa de 2402 mm e uma pista relativamente ampla de 1640 mm. O carro tem um interior espaçoso com 5 assentos e uma capacidade de carga de 400 kg. A velocidade máxima do carro é de 171 km/h e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos. O sistema de freios do carro está equipado com um disco ventilado na frente e um disco sólido na traseira. O corpo do carro é feito de aço e o interior está equipado com recursos básicos, como um carburador, um rádio de 4 alto-falantes e um relógio. O carro foi produzido no Brasil em 1991.

História

O Apollo foi um automóvel fabricado no Brasil, pela Volkswagen, entre 1990 e 1992, quando a empresa, junto com a Ford, se uniu numa joint-venture chamada Autolatina. Dessa fusão saíram o Ford Verona e o Volkswagen Apollo.

O carro era uma nova versão do Ford Verona, carro de duas portas do Tipo sedã, baseado no europeu Ford Escort/Orion porém mais convencional. De bom acabamento e desempenho, sua produção foi iniciada em 1990, com o intuito de substituir o Passat, descontinuado em dezembro de 1988, e encerrada em 1992, meses antes da Volkswagen lançar o Volkswagen Logus.

Existiram três versões do VW Apollo: GL, Gls e a série especial VIP, com características intermediárias entre ambas. Mecanicamente existia uma diferença clara entre Verona e Apollo no câmbio (o mesmo do Ford Escort XR3, com relações mais curtas) e suspensão (idem XR3). Na suspensão do Apollo os batentes de cellasto trabalhavam o tempo todo em conjunto com as molas, enquanto que no Ford Verona estes batentes eram funcionais apenas no final do curso da suspensão. Com essas diferenças, sentia-se de forma mais acentuada o torque do motor VW AP no Apollo, apesar de ser idêntico ao usado no Ford Verona, e seu rodar era mais rígido e estável. Essa maior disposição de seu motor refletia no maior consumo de combustível quando comparado aos seus concorrentes.

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