Veraneio é um utilitário esportivo (SUV) produzido pela Chevrolet do Brasil de 1964 a 1994, desenhada por Luther Whitmore Stier, inspirado no Chevrolet Suburban americana. Inicialmente, chamava-se C-1416 (nome usado até 1969). O modelo dispunha de quatro portas e podia acomodar até 09 (nove) pessoas. O motivo principal do sucesso desse automóvel foi sua utilização como viatura de polícia e, em alguns casos, também como ambulância, já que era o único veículo desse porte produzido no país. Também foi amplamente utilizado no meio civil.
Em 1965 ganhou câmbio com a 1ª marcha sincronizada (relações: 2,667:1 / 1,602:1 / 1:1 / ré 3,437:1). As caminhonetes C14 e C15 permaneceram com a 1ª marcha seca até 1969.
Em 1970, foi lançada a versão De Luxo para o Veraneio, trazendo um novo padrão de acabamento: apliques no painel imitando jacarandá, painéis de porta redesenhados, rádio, porta-malas acarpetado, faixas pintadas nas laterais, garras nos para-choques e calotas integrais. A lista de opcionais trazia bancos dianteiros reclináveis, pintura metálica e revestimento do teto em vinil.
Para o ano de 1971, os quatro faróis pequenos deram lugar a dois maiores e a grade dianteira passou a ser formada por três frisos horizontais com o logotipo no centro. Em 1973, o Veraneio passou a ser equipado com direção hidráulica (opcionalmente), facilmente identificada pelo volante do Opala SS.