Prisma é um sedan compacto de quatro portas fabricado pela General Motors do Brasil, lançado, em sua primeira versão, no segundo semestre de 2006 e, em sua segunda versão, em fevereiro de 2013. Sua primeira geração era derivada Chevrolet Celta, enquanto a segunda e terceira geração utilizam como base a plataforma do Chevrolet Onix. Em 2019, a fabricante adotou o nome Joy plus para a segunda geração do modelo, que coexiste com a geração atual. A terceira geração, entretanto, foi lançada como Onix Plus.
O automóvel foi totalmente desenvolvido no Brasil, sendo dotado de “apelo esportivo”, principalmente no perfil lateral e na traseira. É classificado pela Chevrolet do Brasil como um modelo sport sedan, sendo dotado de periféricos como: sistema de entretenimento MyLink, farol com máscara negra e detalhe Ice Blue, sensor de estacionamento traseiro, airbag frontal duplo, painel estilo Dual Cockpit, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e traseiros e entradas auxiliar e USB no console, dentre outros acessórios.
A primeira versão do Chevrolet Prisma era derivada do Celta, fruto da plataforma 4.200, compartilhada com o primeiro Chevrolet Corsa brasileiro. A forma como seu lançamento foi divulgado foi herdada do Chevrolet Vectra, realizada em partes pela montadora, que primeiro liberou seu nome, depois alguns esboços do veículo, seus traços finais, seu motor e, enfim, suas fotos de divulgação à imprensa. O visual do carro foi apontado pelo presidente da Chevrolet no Brasil, Ray Young, como semelhante ao do Vectra brasileiro.